Carregando Horários de Entrega

Você sabe da importância das embalagens de café?

Você sabe da importância das embalagens de café?

Quando a gente pensa em embalagem de café é bem provável que venham à mente diversos tipos: de plástico, de papel, de vidro, em cápsulas, entre outras. Mas sem dúvida alguma, a mais comum em nosso dia a dia é a embalagem de café tipo “almofada”. Por aqui, no Café do Sítio, a gente tem dois tamanhos, que vem com aquele cafezinho delicioso, a de 500g e 250g.

Para começar, o seu nome tem a ver diretamente com o seu formato que faz lembrar uma almofadinha, devidamente inflada.


Vamos saber um pouco sobre as características principais?


Ela faz parte do grupo das embalagens flexíveis, ou seja, embalagens que aderem à forma do produto, podendo ser fabricada em vários formatos, medidas, cores, matérias-primas (polietileno, polipropileno, polipropileno biorientado, poliéster, nylon, alumínio, entre outros). Quanto à proteção, deve garantir barreira contra umidade, oxigênio, gases, odores estranhos e luz. Também deve assegurar barreiras em relação a insetos, germes e mofo. Quando falamos de café, dada sua sensibilidade ao oxigênio, à luz e à umidade, o uso de alumínio em folhas ou metalizado no filme garante a integridade do produto.

Vale lembrar que na presença do oxigênio, o envelhecimento do café torrado e moído é mais rápido, comprometendo a fragrância e o sabor da bebida, sendo que os aromas do café são sensíveis à oxidação atmosférica. Para que tudo saia como o esperado e as embalagens cheguem prontas para as gôndolas dos supermercados e, em seguida, até sua xícara. Aqui no Café do Sítio contamos com alguns processos de qualidade. Conseguimos verificar as embalagens por meio de rastreamento dos lotes e identificar se estão dentro dos padrões ou se tiveram algum problema. Sem contar que, todos os dias, é feita a prova de xícara, exatamente como o consumidor faz em casa: no coador e com açúcar. Tudo para atestar o nosso sabor tão característico.


Conservação do café na embalagem almofada


Para que você continue a consumir o nosso café, em boa qualidade, quando for comprá-lo é legal ficar de olho em algumas questões:


  • Observe o local onde está armazenado o café: verifique se há umidade, se há produtos que não têm nada a ver com café por perto, principalmente produtos com cheiro forte (limpeza, perfumes, desodorizadores).
  • Verifique o estado geral da embalagem. Evite comprar café em embalagens avariadas: furos, rasgos, remendos.
  • Observe a validade do produto.


E para conservá-lo em casa?


  • Compre pouca quantidade pois não vale a pena estocar.
  • Guarde-o protegido da luz e do calor.
  • Mantenha o café em sua própria embalagem e acondicione-a em depósitos herméticos: vidro, lata ou plástico. E de preferência na geladeira.  
  • Ao abrir a embalagem, faça abertura pequena, com tamanho suficiente para retirar (com uma colher) a quantidade necessária para o preparo.


Padrão de qualidade


Além de ficar atento aos cuidados, citados acima, na hora de comprar, vale a pena prestar atenção em outro quesito: o Selo ABIC (Associações Brasileiras da Indústria de Café). Ele foi criado em 1989 e certifica que o café não tem adulteração ou misturas e que oferece segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor. Aqui no Café do Sítio, esse reconhecimento vem de longa data, desde 1990. Em 2009, atingimos mais um feito: alcançamos o Certificado Superior de Pureza e Qualidade Superior, também da ABIC. Ele foi criado em 2001 e faz parte do Programa de Qualidade do Café.

Para seguir à risca os padrões, o nosso café é sempre encaminhado para o laboratório, para que certifique o que é exigido pela ABIC. A Associação também recolhe amostras nos supermercados para, também, fazer esse controle.

E aí, gostou das informações? Quer contar para a gente alguma experiência com café em embalagem almofada? Deixe seus comentários. Até a próxima e bons cafés!